sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dica de aquisição: “RAPOSA”, UMA FÁBULA BEM REAL



A última pesquisa feita pelo IBOPE, intitulada “Retratos da Leitura”, trás uma importante revelação(na verdade uma constatação):“As faixas mais jovens lêem mais do que as mais velhas, a influência da escola é importante na formação do leitor, a importância da mãe, ela tem papel fundamental para formar leitores”. Essa afirmação é de Jorge Yunes(em reportagem do Jornal Nacional de 28/05/2008), presidente do Instituto Pró-Livro.
A pesquisa espelha uma realidade. Em casa, Cleide faz extensas pesquisas para escolher os livros dos meninos. E, os momentos de leitura coletiva, antes de dormir se tornam um prazer a mais porque os livros brasileiros escritos para criança são de muita qualidade.
“Raposa” não é um livro de escritor brasileiro, mas é um livro que indico sem qualquer receio. É ótimo. Foi escrito por Margaret Wild e trata-se de uma fábula de uma poesia ímpar envolvendo três personagens: Cão, Gralha e Raposa. Assim como “Alice no País das Maravilhas” e “O Pequeno Príncipe”, “Raposa” encerra infinitas interpretações semióticas... desde a relação simbiótica entre Cão e Gralha, em que a amizade por necessidade é demonstrada, perpassando pela inveja de Raposa e sua candente necessidade de seduzir e depois trair....Enfim, “Raposa” é uma fábuba profunda e perturbadora, exatamente por se encaixar em várias situações sociais. Cães, Gralhas e Raposas, personagens presentes no trabalho, na escola, na família...
Além do mais, as ilustrações a cargo de um artista chamado Ron Brooks complementa a beleza do trabalho. Lia “Raposa” para meu filho e de repente recebi um cutucão para continar a leitura. A história era tão bela, que me perdi em pensamentos.
O trabalho recebeu vários prêmios internacionais, tanto pelo primoroso texto, quanto pelo design. No Brasil a editora que publicou raposa é a Book Brinque. Adquira, você vai gostar.

Nenhum comentário: